O que é Logística Reversa

A Logística Reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Conforme previsão legal, os sistemas de logística reversa serão estendidos a produtos e embalagens considerando, prioritariamente, o grau e a extensão do impacto à saúde pública e ao meio ambiente dos resíduos gerados.

Nem todo produto pode ser descartado no lixo comum

A Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), representa um marco para a sociedade brasileira em relação à sustentabilidade pois apresenta um aperfeiçoamento na forma como a sociedade deve tratar resíduos sólidos gerados.

O Princípio da Responsabilidade Compartilhada pelo Ciclo de Vida dos Produtos e a Logística Reversa são dois importantes avanços na gestão dos resíduos sólidos.

 

RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA

 

O cidadão, no papel de consumidor, é responsável por descartar os resíduos nas condições solicitadas e nos locais estabelecidos pelos sistemas de logística reversa. O setor privado, por sua vez, fica responsável pelo gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos, sua reincorporação na cadeia produtiva, adoção de inovações que tragam benefícios socioambientais bem como pelo uso racional dos materiais e prevenção da poluição ambiental. Por fim, cabe ao Poder Público a fiscalização do processo e, de forma compartilhada com os demais responsáveis pelo sistema, conscientizar e educar o cidadão.

OU SEJA

  • Consumidores, importadores, fabricantes, distribuidores e comerciantes devem agir de forma conjunta para que os resíduos sejam reaproveitados, reciclados e tenham uma destinação ambientalmente adequada;
  • Há benefícios à economia por meio do aumento de renda e recursos sustentáveis;
  • Ganha o cidadão, vivendo em um ambiente mais limpo e saudável;
  • Melhoram as condições do meio ambiente pela redução da necessidade de extração de novas matérias-primas.

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA LOGÍSTICA REVERSA?

  • Incentivar o reuso, a reciclagem e o tratamento dos resíduos;
  • Aumentar a vida útil dos aterros sanitários por meio do desvio de resíduos que podem ser reinseridos na cadeia produtiva;
  • Compartilhar a responsabilidade pela gestão de resíduos entre o setor público, setor privado e sociedade civil;
  • Aumentar a eficiência no uso de recursos naturais;
  • Ampliar a oferta de produtos ambientalmente amigáveis, gerando emprego e renda;
  • Ampliar o espaço para a geração de novos negócios.

 

SISTEMAS DE LOGÍSTICA REVERSA

 Saiba mais sobre os sistemas de Logística Reversa implantados, clicando nos ícones abaixo: