Para saber onde descartar consulte os pontos de coleta da Abree ou da Green Eletron

 

COMO FUNCIONA

Equipamentos eletroeletrônicos de uso doméstico e seus componentes são todos aqueles produtos cujo funcionamento dependem do uso de correntes elétricas com tensão nominal não superior a 240 volts. Ao final de sua vida útil, tornam-se resíduos que devem ser gerenciados de forma ambientalmente adequada. Sendo assim, a legislação estabeleceu mecanismos para que o consumidor possa efetuar a devolução destes produtos para que o setor empresarial se encarregue de seu gerenciamento desde o descarte, até a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos em aterros.

O gerenciamento inadequado de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos pode causar a contaminação do solo e da água com metais pesados, a depender da composição destes equipamentos. Alguns desses equipamentos possuem em sua composição Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs). Além disso, se manipulados de forma inadequada, podem causar incêndios, intoxicações ou outros danos à saúde da população e ao meio ambiente.

O sistema funciona de acordo com as seguintes etapas:

  1. Descarte pelo consumidor dos produtos eletroeletrônicos, em pontos de recebimento;
  2. Recebimento e armazenamento adequado;
  3. Transporte dos produtos eletroeletrônicos dos pontos de recebimento até pontos de consolidação ou destinação final ambientalmente adequada (reutilização, reciclagem, recuperação ou disposição final   ambientalmente adequada);
  4. Tratamento dos resíduos;
  5. Disposição final dos rejeitos em aterros.


RESULTADOS

Em 2020, 140 toneladas de eletroeletrônicos foram recolhidos e 1.730 pontos de coleta foram instalados.

Fonte: ABREE e GREEN ELETRON

 

RISCOS

  • Grande volume de equipamentos descartados de maneira inadequada pode causar a contaminação do solo e da água com metais pesados, a depender da composição destes equipamentos.
  • Presença de Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs).
  • Alguns destes resíduos, se manipulados de forma inadequada, podem causar incêndios, intoxicações ou outros danos à saúde.

 

ENTIDADES GESTORAS

Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos - Abree

Gestora para Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos Nacional – Green Eletron

 

REGULAMENTAÇÃO

O Acordo Setorial para implantação de Sistema de Logística Reversa de Produtos Eletroeletrônicos Domésticos e seus Componentes foi assinado no dia 31/10/2019 e teve seu extrato publicado no D.O.U de 19/11/2019.

Por meio do Acordo Setorial, os integrantes da cadeia produtiva dos produtos eletroeletrônicos de uso doméstico e seus componentes se comprometem a realizar uma série de ações para atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Em 13/02/2020 foi publicado o Decreto nº 10.240, de 12 de fevereiro de 2020, que replica o conteúdo do acordo setorial firmado em 31/10/2019.