Clique aqui para saber onde descartar

 

COMO FUNCIONA

As embalagens de aço pós consumo, tais como pratos prontos para o consumo, derivados de tomate, bebidas, biscoitos, café, carnes, balas, cereais, panetones, conservas vegetais, doces e frutas em calda, derivados de leite, óleos comestíveis, conservas de peixe, ração úmida para cães e gatos, cosméticos, tintas imobiliárias, rolhas e tampas, entre outras, podem ser entregues nas cooperativas de catadores/catadoras, nos centros de recebimento e nos pontos de entrega voluntárias que posteriormente serão destinadas para reciclagem nas usinas siderúrgicas.

 

RESULTADOS

Em 2020 foram contabilizados 101 pontos de recebimento de embalagens de aço em 12 estados e DF (PEVs, entrepostos e cooperativas).

De acordo com a entidade gestora, a Prolata, foram recolhidas e destinadas aproximadamente 22 mil toneladas de embalagens de aço em 2020.

 

RISCOS

As embalagens de aço pós consumo, se descartadas de forma inadequada, podem acarretar: contaminação  no solo  e nas águas; aumento da poluição; impactos socioambientais com agravo para saúde pública; impactos provenientes da extração de minérios e aumento das emissões de CO2 entre outros.

 

ENTIDADE GESTORA

Prolata Reciclagem - https://www.prolata.com.br/

 

REGULAMENTAÇÃO

Clique aqui para visualizar o Termo de Compromisso assinado em 21/12/2018 e seus anexos.

Clique aqui para visualizar o Extrato do Termo de Compromisso de Embalagens de Aço publicado no DOU de 27/12/2018.