Evento: Roda de Conversa

Convite | O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima — MMA e o Secretário de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, Adalberto Maluf, tem a honra de convidá-lo para participar da “Roda de Debate: O papel do Brasil no enfrentamento da poluição por plásticos”.

A poluição por plásticos emergiu como uma das questões ambientais mais prementes no Brasil e no mundo. A disseminação de produtos plásticos descartáveis e a falta de infraestrutura adequada para sua gestão têm elevado a contaminação de ecossistemas terrestres e aquáticos a níveis alarmantes.

Com isso, os países estão discutindo um instrumento legalmente vinculante para acabar com a poluição por plásticos no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU). Já ocorreram 4 (quatro) rodadas de discussões dos países membros (Intergovernamental Negotiations Committee – INC), sendo que a última, no Canadá, acabou de encerrar, em 29 de abril de 2024.

Assim, com o intuito de informar a sociedade sobre a última rodada de negociações do instrumento internacional para acabar com a poluição plástica, bem como discutir os pontos centrais desta pauta, a SQA promoverá a “Roda de Debate: O papel do Brasil no enfrentamento da poluição por plásticos.

Data: 17 de maio de 2024.

Horário: 9:00 às 12:00 (Horário Oficial de Brasília).

Evento: Presencial e Online

Programação:

8h30 – 09h00 – Recepção e abertura

9h00 – 10h10 – Visão sobre as negociações do instrumento vinculantepara acabar com a poluição por plásticos (INC-4)

  • Adalberto Maluf – Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima – MMA
  • Lucas Ramalho – Ministério de Desenvolvimento, Inovação e Comunicação - MDIC
  • Maria Angélica Ikeda – Ministério das Relações Exterior – MRE
  • Magaly Menezes - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Abiplast
  • Lara Iwanicki - Oceana Brasil
  • Camila Hubner Barcellos - Associação Brasileira da Indústria Química - Abiquim

10h10 – 10h20 – Rodada de discussão

10h20 – 10h30 – Intervalo

10h30 – 11h30 – Pontos-chave da logística reversa de plástico no Brasil

  • Adalberto Maluf – Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima – MMA
  • Sabrina Andrade - Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima – MMA
  • Marcela S. de Carvalho - Câmara de Comércio Exterior - Camex
  • Ronei Alves - Associação Nacional do Catadores de Materiais Recicláveis - ANCAT

11h30 – 11h50 – Rodada de discussão

11h50 – 12h00 – Encerramento

Obs.: O evento também será trasmitido via YouTube no canal do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, link: Clique aqui