Práticas EducaRes
-
"SUJISMUNDO e sua turma" - Educação Ambiental - 22/04/2015
O Projeto "SUJISMUNDO e sua turma" é uma proposta de criação e distribuição de material educativo através de histórias em quadrinhos (HQ), abordando temas como resíduos sólidos, recursos hídrico, biodiversidade, cidadania, e outros. Com a criação de histórias em quadrinhos, busca-se tornar os temas relacionados ao ambiente, principalmente resíduos sólidos, mais atraentes ao público infantil, alvo desta campanha. O objetivo deste Projeto é despertar a consciência ambiental nas crianças, construindo histórias leves, lúdicas e engraçadas a partir de temas do cotidiano e situações inusitadas.
Para assistir o desenho Ode à Sujeira clique aqui.
- Mudando a Ideia de Lixo e Produzindo Economia Solidária - 01/04/2015
O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Turismo em parceria com a Associação de Materiais Recicláveis e levados às Escolas (Rurais e Urbanas) Estadual, Municipal e Particular do Município de Nova Olinda do Norte-AM.
A atividade apresentada em forma de campanhas educativas (dos Catadores, da Secretaria, do Terracycle). A abordagem é voltada aos professores, gestores e equipe da Secretaria e de Serviços Gerais, para que dessa forma, todos sejam parceiros e tenhamos eficácia no processo de diminuição dos resíduos sólidos produzidos na Escola e possamos encaminhá-los com frequência aos catadores.
-
Ação Resíduo Tour - 17/03/2015
A ação Resíduo Tour objetiva conhecer o trabalho realizado nos locais de depósito e seleção de resíduos da coleta seletiva além da melhoria da qualidade dos resíduos enviados e reconhecimento dos catadores como trabalhadores. É que não basta que as pessoas saibam o que fazer, é preciso que elas façam.
Esta ação iniciou em 2009, em parceria a Secretaria Municipal de Jaraguá do Sul (Semed) com um ônibus cedido pelas empresas Edepel, observamos a chegada, seleção, prensagem e picagem de materiais e Transpézia Ambiental, observamos o processo de seleção, triagem e destinação dos resíduos da construção civil e entulhos.
O Resíduo Tour acontece todas as quartas-feiras, participaram dessa ação 6 082 estudantes. De acordo com os empresários houve um aumento de 30% no recebimento de resíduos, quanto a qualidade dos materiais e da diminuição de matéria orgânica presente nos resíduos, houve uma melhoria equivalente a 45%. Em relação ao material da construção civil houve um aumento de 5,4% do total de metros cúbicos recebido.
-
Implantação da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos e inclusão social dos catadores - 11/12/2014
Visando atender a Politica Nacional de Resíduo Sólido, através da Lei 12.305/2010 e do Decreto 7.404/2010, o Projeto de IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA DE RESIDUO SOLIDO E INCLUSÃO SOCIAL DOS CATADORES NOS MUNICIPIOS PARAIBANOS, é realizado pelo GETEC em parceria com um projeto de extensão desenvolvido e registrado (SIGProj) na UFPB/PRAC.
Seu objetivo é auxiliar tecnicamente aos municípios, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, para minimizar os efeitos causados pelas "áreas de despejo de resíduos a céu abertos", atendendo a nova legislação. Como metodologia é desenvolvida a gestão participativa, possibilitando o empoderamento do catador em todo processo da cadeia produtiva da reciclagem, respeitando o conhecimento popular e científico.
-
Construção Coletiva: Protagonismo Popular na Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e Implantação da Coleta Seletiva no Município de Sobral/Ceará - 19/09/2014
Hoje estão sendo desenvolvidas atividades de educação ambiental voltada para os resíduos sólidos, por meio de capacitações para profissionais da limpeza pública "garis", assim como Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias nos Centros de Saúde da Família, enfatizando a Política Nacional de Resíduos Sólidos, tipos de resíduos, doenças ocasionadas pelos resíduos despejados, formas de prevenção, equipamentos de proteção individual, reutilização, reusam reciclagem e redução.
São realizadas atividades para toda população. Cada bairro é contemplado no mês para realização de palestras, blitz ecológicas, mutirões de limpeza, oficinas de reciclagem de papel, reutilização de garrafa PET, passeio e pedalada ecológica, teatro do Zé Limpinho, Lixonildo e Reciclara para os instrumentos sociais: instituições públicas e privadas, associações comunitárias, conselhos de saúde locais. As atividades têm o papel formar cidadãos protagonistas das ações e política pública do município de forma participativa na sociedade.