Comunicado

MUDANÇA NO ACESSO AO SISTEMA DE MTR - SINIR

Prezado(a) Usuário(a),

Gostaríamos de informar que em breve o acesso ao Sistema de Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) - SINIR será realizado através do Login Único utilizando a conta do Gov.br.

Destacamos que os usuários do Sistema MTR - SINIR são classificados em dois tipos:

1. Usuário Administrador: Este usuário é responsável pelo cadastro da empresa no Sistema MTR do SINIR e por adicionar outros usuários. O usuário administrador possui acesso exclusivo a determinados menus do sistema, onde pode editar dados cadastrais da empresa, gerenciar usuários e conceder permissões de acesso. Ele também pode adicionar usuário do tipo "Usuário Padrão" ou até mesmo outros com o tipo "Usuário administrador", além de desativar o acesso de usuários à unidade.

2. Usuário Padrão: Este usuário tem acesso ao sistema através da unidade à qual está vinculado, porém não possui acesso aos menus de edição de informações cadastrais da empresa ou dos usuários da unidade.

É fundamental que o Usuário Administrador revise regularmente todos os usuários cadastrados na unidade, desativando aqueles que não fazem mais parte da empresa e adicionando novos usuários. Atualmente, o acesso ao sistema é feito através de uma senha gerada pelo próprio sistema, mas em breve será exclusivamente através da conta do Gov.br.

Para desativar o cadastro de um usuário que não faz mais parte da unidade, o procedimento é o seguinte:

Menu Configurações > Meus Usuários > Gerenciador de Usuários > selecionar o nome do usuário desejado e clicar no ícone de edição. Em seguida, desmarcar a opção "Ativo" e se aplicável o campo "Administrador".

Obs.: A inativação de um usuário do tipo “Usuário Administrador” só é permitida se houver outro usuário cadastrado com esse tipo de perfil.

Quanto ao procedimento para adicionar um novo usuário, basta seguir estes passos:

Menu Configurações > Meus Usuários > Gerenciador de Usuários > Adicionar Usuário. Preencha os dados solicitados na janela e, caso deseje atribuir o perfil de Usuário Administrador, marque a opção correspondente.

A Conta Gov.br é uma ferramenta digital que permite aos usuários acessarem os serviços públicos digitais de forma simplificada.

Essa conta proporciona a identificação de cada cidadão que utiliza os serviços digitais, oferecendo um ambiente de autenticação único para acesso aos serviços públicos digitais integrados com a Conta Gov.br. Com um único usuário e senha, é possível utilizar todos os serviços públicos digitais disponíveis. Além disso, garante um nível de segurança adequado para proteger os dados e informações pertinentes aos serviços públicos solicitados.

Ressaltamos que o uso de contas de e-mails do Ambiente Microsoft, tais como: Outlook, Hotmail, Live, entre outros, não estão disponíveis para utilização nos cadastros no momento.

Dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail: sinir@mma.gov.br