Inventário PCB

O Inventário Nacional de PCBs tem como objetivo coletar e consolidar os dados relacionados às quantidades de PCBs existentes no país, bem como acompanhar sua destinação final ambientalmente adequada. É composto de declarações realizadas pelas empresas detentoras de equipamentos e estoques, que devem contemplar informações sobre as destinações já realizadas e a realizar, incluindo as quantidades identificadas, e respectivas datas e destinações finais. Dessa forma, os equipamentos elétricos que contenham concentrações maiores que 50mg/kg e outros resíduos PCBs serão quantificados e reportados por meio do sistema.

Suporte para preenchimento do Inventário

O Projeto PCB Responsável oferece um serviço de Help-Desk online gratuito para apoiar pessoas jurídicas de direito público ou privado que utilizem ou tenham sob sua guarda materiais, óleos, transformadores, capacitores e demais equipamentos contaminados por PCBs.

O serviço pode ser acessado pelos e-mails projeto.pcb@undp.org, pcb@mma.gov.br, e pelos telefones (21) 98373-0297 e (61) 99690-2917 (Whatsapp ou ligação).

A projeto é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

Importante: o prazo para preenchimento é até 24 de novembro de 2024, conforme a Lei No 14.250/2021.

Dúvidas Frequentes

Qual o marco legal que institui a obrigação de preenchimento do inventário de PCBs?
Quem deve preencher o inventário de PCBs?
Existe algum documento em que se possa encontrar orientações sobre a gestão de PCBs?
Devo ler o “Manual de Gestão de PCBs para Equipamentos Elétricos” para preenchimento do inventário?
Existe algum documento ou material de suporte para auxiliar no preenchimento do inventário de PCBs?
Onde posso obter orientações para preenchimento do inventário?

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