O Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais UE-Brasil tem como objetivo contribuir para o progresso e o aprofundamento da parceria estratégica e das relações bilaterais entre o Brasil e a União Europeia por meio do apoio ao intercâmbio de conhecimentos técnicos. É coordenado em conjunto pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) – por meio da Direção Nacional do Projeto – e pela Delegação da União Europeia no Brasil (DELBRA).

A ação proposta pelo Departamento de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente junto ao Projeto Diálogos Setoriais buscou conhecer ferramentas para promoção de interações e disseminação de soluções em gestão de resíduos sólidos. O objetivo era obter subsídios para implementação de projetos ligados à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Para tanto, por meio do Diálogos Setoriais, foram contratados dois peritos, um europeu e um brasileiro que compilaram e descreveram iniciativas na Europa e no Brasil que atendessem aos critérios desejados.

Complementaram a ação uma missão de técnicos brasileiros para conhecer as iniciativas descritas pelo perito europeu e a realização de um workshop em Brasília para compartilhar as experiências adquiridas com apoio do Diálogos Setoriais. 

Iniciativas Brasileiras

Revolução dos Baldinhos – SC

Lixo que Vale – PR

Composta São Paulo – SP

Pimp My Carroça – SP

Clique aqui para acessar o produto com a descrição das iniciativas Brasileiras

 

Iniciativas Europeias

E.U Fusions – Combate ao desperdício de alimentos – Holanda

ORDIF – observatório regional de resíduos – França

Wastecosmart – otimização de estratégias integradas de gestão de resíduos – Suécia

Clique aqui para acessar o produto com a descrição das iniciativas Europeias (Inglês)

 

 

Workshop

O workshop "Ferramentas Inovadoras para Disseminação de Soluções em Gestão de Resíduos Sólidos: Tecnologias Sociais e Comunicação" ocorreu no dia 29/09/2016 no auditório do prédio do Ministério do Meio Ambiente na SEPN 505. Foi registrada a presença de 32 pessoas no evento.

Entre os participantes estavam 04 representantes das iniciativas Brasileiras selecionadas financiados com recursos do Diálogos Setoriais. Técnicos do MMA, da área de resíduos e de outras áreas, além de representantes das seguintes instituições:

Observatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos

Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal

Agência de Fiscalização do Distrito Federal

Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal

 

Clique aqui para acessar o resumo com as recomendações do workshop