Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Acordo Setorial de Lâmpadas Fluorescentes de Vapor de Sódio e Mercúrio e de Luz Mista

Publicado: Quinta, 22 de Março de 2018, 11h07 | Última atualização em Terça, 11 de Dezembro de 2018, 12h44 | Acessos: 1104
O Acordo Setorial para implantação do Sistema de Logística Reversa de Lâmpadas Fluorescentes de Vapor de Sódio e Mercúrio e de Luz Mista foi assinado no dia 27/11/2014 e teve seu extrato publicado no D.O.U de 12/03/2015. Seu objetivo é garantir que a destinação final dos resíduos dessas lâmpadas seja feita de forma ambientalmente adequada e em conformidade com a Lei Nº 12.305/2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
 
A discussão e negociação desse acordo foi longa e iniciou-se a 05/05/2011; estendeu-se, praticamente, até os momentos imediatamente anteriores a sua referida assinatura.
 
Em 05/05/2011 o Comitê Orientador, Cori, criou e instalou o Grupo Técnico Temático de Lâmpadas, GTT de Lâmpadas, destinado à elaboração da proposta de minuta do edital de chamamento e do Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica da Implantação da Logística Reversa de Lâmpadas – EVTE de Lâmpadas.
 
Com a aprovação, pelo Cori, do EVTE de Lâmpadas e da minuta do Edital de Chamamento, ocorreu a publicação, no DOU de 05/07/2012, do Edital de Chamamento; estavam encerrados os trabalhos do GTT de Lâmpadas.
 
O prazo para apresentação de propostas de Acordo Setorial de Lâmpadas foi fixado em 120 dias pelo edital e, no início de novembro daquele ano, foram apresentadas duas propostas ao MMA; estava iniciada a parte final de discussão e negociação para a implantação da logística de Lâmpadas que demorou mais de dois anos e envolveu os proponentes e o poder público federal, representado pelo Cori por meio de sua Presidente, a Ministra do Meio Ambiente, assessorada pela Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA no desempenho das funções de Secretaria Executiva do Cori.
  • Clique aqui para visualizar o acordo setorial em formato PDF.
  • Clique aqui para visualizar o Anexo I - Previsão de Municipios - Pontos de  Entrega e Recipientes.
  • Clique aqui para visualizar o Anexo II -  Avaliação dos Impactos Sociais e Econômicos.
  • Clique aqui para visualizar o DOU 12/03/2015 - Publicação do Extrato do Acordo Setorial de Lâmpadas.
As empresas signatárias apresentaram um texto descritivo para orientação à implantação e operação da Logística Reversa.
  • Clique aqui para visualizar o Manual de Implantação e Operação.
  • Clique aqui para consultar os relatórios de implantação do sistema.
  • Clique aqui para obter a relação das empresas signatárias e aderentes ao Acordo Setorial de Lâmpadas. 

Relatórios Anuais de Implantação

2017 ano base 2016
 
2016 ano base 2015
 

Mais informações podem ser obtidas junto a Associação Brasileira para Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação - Reciclus que é a responsável pela gestão do sistema de logística reversa.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página